[ESPECIAL] Revistas de Games - O que passou por nós?

On terça-feira, 7 de dezembro de 2010 2 comentários

Você aficcionado por game, ou simplesmente jogador nas horas vagas já deve ao menos uma vez na vida ter comprado uma revista, seja pra saber das novidades do seu console preferido, ler noticias do mundo dos games ou procurar os famosos códigos e passwords que vinham com as revistas.

Então vamos relembrar um pouco do que passou por nós e matar a saudade das antigas revistas de games.



Ação Games

Lançada como um especial da revista esportiva A Semana em Ação, que substituiu Placar na Editora Abril em agosto de 1990, teve sua primeira edição em dezembro de 1990, sob o título de A Semana em Ação: Especial Games. Como as palavras em maior destaque no título eram "Ação" e "Games", a revista logo passou a ser chamada de Ação Games. Houve ainda uma segunda edição, em março de 1991, mas a "revista-mãe" não durou muito, sendo extinta no primeiro semestre daquele ano. No entanto, o especial sobre games teve seu título comprado pela Editora Azul, que passou a editá-lo como revista mensal a partir de outubro de 1991, com o título de Ação Games. Foi criada por, entre outras pessoas, Marcelo Duarte, jornalista daESPN Brasil e que hoje comanda o programa de vídeo games Game Up, da mesma emissora.
Com notícias sobre lançamentos e dicas de como passar de fases em vários jogos, a revista cresceu por cerca de dois anos, junto com o mercado de vídeo games no Brasil, e chegou a ser publicada na Argentina com o nome de Action Games. Quando a linha editorial começou a privilegiar um fabricante em detrimento de outros, a qualidade começou a ser questionada. A concorrência agressiva só acentuou essa situação, ainda mais quando, em 1994, as revistas Super Game e Game Power se fundiram pela Editora Nova Cultural e mudaram o cenário do mercado.
O surgimento da Internet também contribuiu para que a revista fosse perdendo espaço até fechar de vez, em dezembro de 2001. De acordo com o último editorial, a revista deixaria de ser mensal e seria lançada como especiais sem periodicidade.


SuperGame, Game Power e por fim a SuperGame Power

Game Power foi uma das mais bem-sucedidas revistas brasileiras de videogames da década de 1990.
Numa época em que o mercado de videogames se definia pela concorrência entre Sega e Nintendo, a Game Power surgiu com o objetivo de atender fundamentalmente ao público da Nintendo, tendo grande parte do seu conteúdo direcionado para o Nes e para o Super Nintendo.
Foi na Game Power que nasceram personagens como Baby Betinho e Marjorie Bros, alteregos da equipe editorial que se dedicavam a gêneros específicos de jogos (Baby Betinho por exemplo era especialista em jogos de luta), e que pelo seu carisma fizeram muitos fãs entre os leitores da revista.
S ua principal concorrente era a Super Game, especializada na rival Sega. Em Abril de 1994, as duas se fundiriam para formar a Super Game Power, num movimento que chacoalhou o mercado editorial de videogames no Brasil, até então liderado pela Ação Games. Por esta nova revista, com um foco agora mais amplo e sem preferência por plataformas, passariam grandes nomes do jornalismo de videogames, como Ronny Marinoto, Cassius Medauar e Manuel Marques.
Segundo "O Chefe" o carrasco da SPG nasceu o Rolls Royce das revistas de games na época, que contava com o apoio da poderosa GamePro USA.

              
Gamestation
Revista de games especializada no console PlayStation

Videogame
VideoGame (que posteriormente passou a se chamar VideoGame News) foi uma revista brasileira sobre jogos eletrônicos, da Editora Sigla, que circulou entre 1991 e o fim da década de 1990.



 

EGM Brasil (atual EGW)

Entertainment + Game World (EGW, antes conhecida como EGM Brasil) é uma revista de jogos eletrônicos e entretenimento baseada na estadunidense Electronic Gaming Monthly. Atualmente, é a principal publicação brasileira de videogames. A revista já tem 5 anos e reune todas as atuais plataformas. Quatro editores já foram responsáveis pela EGM Brasil: Renato Viliegas foi o primeiro, seguido de Pablo Miyazawa (que saiu para ser editor da revista Rolling Stone Brasil), Jô Auricchio, Fabio Santana, ex-editor da revista SDP (Super Dicas Playstation), e atualmente, Ricardo Farah. A revista está sob domínio da Futuro Comunicação, empresa que se formou depois da separação dos donos da Conrad Editora.



Revista Dicas e Truques
Revista com diversos truques e códigos de games.


Outras revistas para se conhecer
Edge Brasil, Old!Gamer, PlayStation, Xbox360 (todas da editora Europa), alem de boas revitas digitais como GameSenior, NintendoBlast, Arkade

2 comentários:

Fernando disse...

Parabéns pelo site, achei o conteúdo muito bacana!

Sobre a matéria, senti falta de uma revista pela qual eu nutria muito carinho, a Gamers! Muitos dos profissionais que hoje estão na EDGE Brasil, Old!Gamer etc. trabalharam na revista da Editora Escala.

Vale lembrar que a Gamers não usava imagens oficiais nas capas, que eram compostas sempre por ilustrações feitas para a revista.

Abraço!

Summonando disse...

Opa valeu pelo acesso e pelo comentario Fernando! E pode apostar que em 2011 saíra uma versão mais requintada desse post que foi apenas um "catadão" de algumas revistas! Mas Quem sabe num futuro próximo não saia um especial sobre as revistas. Aí sim ficará bom.

E pd deixar, a Gamers ta anotada aqui hehehe

Abs e caso tenha blog ou algum trabalho paralelo pd postar link aqui que é sempre interessante e eu sempre busco saber o que o pessoal anda fazendo

Postar um comentário