[ESPECIAL] Super Potato: O paraíso dos Retrogamers!

On domingo, 7 de novembro de 2010 5 comentários



Como prometido no post Restauração de games: um mercado em aberto, saí procurando pelo mundo afora alguma empresa especializada na manutenção ou restauração de games, para implementar na postagem sobre o mercado da restauração, dando assim uma visão melhor da situação atual desse setor dos video-games.

Mas em meio a garimpagem achei um site de uma loja no Japão, que particularmente eu desconhecia totalmente, que vende diversos consoles, cartuchos e acessórios de video-games de todas as gerações, dando um foco maior (e põe maior nisso, já já você vai saber o por que) aos video-games antigos. Que loja é essa? É a Super Potato (ou em Japonês, スーパーポテト). Ok, ela não é especializada em restaurar nenhum console, mas achei bacana o fato de ter uma loja dedicada ao comercio de video-games antigos, tudo bem que é no Japão país qu atua fortemente nesse setor, mas isso ajuda e muito no resgate dos retrogames e na preservação da memória gamística, digamos assim. A loja é praticamente um museu, com a diferença que as "obras de arte" estão à venda.

Alias, apenas um pequeno adendo, eu já tinha ouvido essa palavra (Potato) e não foi (somente) no meu curso de inglês. Puxando pela memória não conseguia lembrar de jeito algum onde essa palavra já havia sido pronunciada, eis que em meio à um rush na B2 (Counter Strike hehe) me lembrei de Mano Beto, da Game Sênior, mencionando essa loja no SênioCast #5 sobre colecionismo. Na mesma hora dei quit e vim pesquisar mais sobre essa loja, bom mas vamos ao que interessa: A loja !!!


Super Potato - O Paraíso dos Retrogamers

Super Potato fica localizada em Akihabara - Tóquio, ela é uma loja especializada no comercio de videogames antigos, bem como seus cartuchos e acessórios. É uma loja, que por atuar nesse segmento, atrai muitos colecionadores de todo o mundo. Eles têm diversos itens considerados raros, mas se engana que a loja é apenas para quem "nada em dinheiro", o hiato entre os preços dos itens é enorme (mas obviamente peças mais raras custarão mais, mas há bons itens por preços razoaveis, alguns por uma pechicha!).

A loja conta ainda com 8 franquias da Super Potato no Japão, se você quiser saber o endereço certinho, basta clicar aqui para ver a localização das 8 lojas da Super Potato (boa sorte, tá em Japonês :p)

Bom mas voltemos a loja principal. Ela é dividida em três andares. O primeiro andar é composto por consoles old gen, em sua maior parte por Super Famicoms e outros consoles da Nintendo, mas há diversos outros. O segundo andar voc~e encontrará consoles mais novos (como PlayStations, Dreamcasts). E por fim o  terceiro andar  é um piso cheio de arcades, afinal tanto game tinha te quer um local pra jogar né, alem há uma cadeira (estilo aquelas de Reis) feita com cartuchos do Nintendinho. Sensacional não?

Alias a decoração é sensacional, pra todo canto que você olha tem alguma coisinha de game, algum mário perdido, algum Yoshi escondido entre diversas outras coisas relacionadas ao games. Não há como não se sentir confortável lá. O corredores são pequenos, mas é padrão dos prédios do japão (acredito eu), afinal, espaço é um problema lá no Japão já que eles vivem em uma ilha (só para vocês terem noção do problema de espaço no japão eles criaram estufas no subsolo para plantar legumes, verduras, para isso usa a hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta).

A Super Potato conta com 50.000 games usados, catalogados e em perfeito estado (boa parte NA CAIXA ou COM A CAIXA...é brincadeira?!?) de conservação. Como já disse há diversas raridades na loja, um colecionador lá passa mal de tanta coisa legal que há para se adquirir.
Bom só nos reta bater palmas para eles, afinal eles de certa forma preservam um patrimônio incrível, têm uma espécie de Museu dos Games e ainda lucram com isso. Agora fica a questão, será que uma loja desse tipo sobreviveria no Brasil, ou melhor, sobreviveria fora do Japão? Não sabemos se não tentarmos, mas minha sincera opinião: no Brasil fariamos dar certo.


Fiquem agora com algumas fotos e videos da loja, abraço a todos e até a próxima. E já sabem, qualquer duvida, correção ou qualquer coisa do tipo, mande um email, deixe um comentário ou nos pentelhe no nosso twitter @Summonando




Antes das fotos, que por sinal são muitas, se quiserem sentir o ambiente da loja separei 2 videos que mostram o que tem por lá.

e

Agora algumas fotos...

 Primeiramente a fachada da loja 




Como pode ser visto neste letreiro, a loja é dividida em 3 andares

Enquanto você sobe as escadas já vai entrando no clima com o ambiente personalizado com vários posters e outras coisas


A loja conta com diversos acessórios 



HuCards um memory card desenvolvido pela Hudson Soft


Agora deleitem-se com a quantidade e variedade de cartuchos para os mais diversos consoles que eles têm na loja. (claramente tem um numero maior de Super Famicom)

Para se ter uma ideia dos preços dos cartuchos, convertendo temos 819 Yenes= 17 reais



GameBoy Jogos



Tomara que tenha faltado um ponto no preço de 79800 Yenes, se não esse cartucho aí custa R$1.500,00

Onde mais você acha um cartucho de Super Famicom por 10 reais (504 Yenes)

Dragon Quest a R$10 reais.












Não me perguntem o que é isso porque eu não sei, tentei descobrir mas não sou perito em retrogames hehe. Se alguem souber ganha um prêmio:os meu parabens (hehehehe)


Destaque especial nessa foto para a seção do Megaman (ou Rockman), os caras devem ter todos os jogos do mundo do Megaman hehehe



Adoro o design dos cartuchos do Super Famicom, mas sou suspeito ao flar disso pois é o meu predileto, junto com o Super Nes (versão americana do mesmo)
















Agora um pouco dos consoles que há na Super Potato






4179 Yenes, algo em torno de 85 reais (dada a cotação atual)


Todos consoles sempre bem preservado, funcionando e embalados


Entretanto há alguns que vem até com a caixa original do console (e bem preservadas, diga-se de passagem)


Olha o Master com a caixa impecável !!!!

Que eBay que nada, comprem uma passagem pro Japão e alem de conhecer um novo país ainda podem completar sua coleção de consoles. O duro é entender a lingua deles lá...





Outras coisinhas legais da loja








  Um Super Mario na loja hehehe


Ta aí a cadeira, ou trono, chamem como preferir. Feita inteiramente de cartuchos (acho que de Nintendinho)

3º Andar da loja (varios fliperamas para brincar)



É isso aí, como diriam os Looney Tunes: " That's All, Folks! ". Até a próxima



Fontes:
Super Potato
TopGames

Dannychoo
gamewikipedia
AkihabaraNews
Sk-NeoFighter

5 comentários:

Robson Vieira disse...

Matéria muito show amigo! Eu sou um colecionador iniciante de games e te digo: estou de boca aberta com essa postagem! Coisa de louco essa loja. Continue assim. A propósito vocês têm um banner do blog de vocês? Estou começando um também e procuro parcerias. Sem dúvida vocês são muito bons e seria uma honra indicá-los. No mais, um abraço do Pao Pao Cafe Games.

Anônimo disse...

Obrigado, caso queira adicionar um de nossos banners tem vários na seção About Us - http://summonando.blogspot.com/2010/10/banners-summonando.html

COnfesso que falta um pequenininho mas assim q tiver tempo monto um hehehe. E caso vc tenha um passe pra nós que indicaremos vcs com prazer.

ABs

Anônimo disse...

maravilhoso e o sonho pra quem gosta de video game
o meu sonho e ter um neo geo na caixa perfeito o de cd eo de fita la esses consoles devem ser super baratos aq e uma facada q lugar magico

Anônimo disse...

qndo era criança sempre pedia pra minha mãe um video game mas era caro na epoca agora posso ate compra mas esse consoles com master sistem neo geo
nintendinho pra achar na caixa impecavel e funcionando e dificil EU AMO VIDEO GAME

Anônimo disse...

PARABENS PELA MATERIA VOU SEMPRE CLICAR AQ
PRA VER AS NOVIDADES

Postar um comentário