[PAUSE DRAMÁTICO] O Erro Nintendo

On sábado, 11 de dezembro de 2010 4 comentários

Nada melhor para estreiar o nosso "Pause Dramático" do que uma das maiores cagadas, se não a maior, que o mundo dos games já viu ! 



Resolvam essa equação:

(Nintendo + Ganância  ) - Leitor de CD da Sony projetado para o SNES = PLAYSTATION !!!!!

Sim caros leitores, a famosa história da origem do PlayStation. Certamente ao ver a cagada que ela tinha feito a Nintendo deu um SUPER Pause Dramático e deve estar xingando Deus e o mundo até hoje. Mas enfim, vamos ver mais detalhadamente o por que da Nintendo ter aberto mão do que viria a se tornar o seu atual maior rival.

Em meio à uma "guerra", digamos bipolarizada entre o Super Nintendo e o Mega Drive, jogos e acessórios eram criados para tentar se sobresair perante a outra. E um desses acessórios foi crucial para o erro da Nintendo: O Sega CD !. Sim o acessório da Sega que acoplado ao Mega Drive permitia rodar jogos em mídias CD-ROM estava dando muita dor de cabeça a Nintendo, afinal, o CD-ROM tinha maiores vantagens do que os cartuchos, a qualidade dos jogos, dos sons e gráficos eram exemplos disso.

Foi então que a Nintendo vendo que estava com o futuro em risco, afinal, naquela época já era possível prever que o CD-ROM era o futuro e que os cartuchos estavam com os dias contados (só a Nintendo não percebeu isso e me veio com o N64 na geração seguinte...), resolveu criar um Add-On ou periférico (chamem como quiser) para o Super Nintendo para que o mesmo tambem pudesse rodar jogos em CD-ROM igual ao seu maior rival da época. Para tal equipamento a Nintendo contratou a Sony (Oh meu Deus vocês tinham a Sony na mãããooo !!!!!) para criar o leitor de cds, e foi isso que ela fez. A Sony criou um aparelho previamente batizado de Super Disc.
Seria esse o Super Disc?
Opa beleza tudo certo então ? Não ! A ganância da Nintendo falou mais alto. A Sony pediu uma porcentagem das vendas dos jogos e do aparelho, e a Nintendo conhecida por ser firme nas decisões e sempre querendo maximizar o lucro e expandir o mercado não aceitou a imposição da Sony, dizendo que a parcela pedida pela mesma era muito alta.

A Sony não sucumbiu a Nintendo e teve a coragem de não engavetar o projeto, e assim o Super Disc foi rebatizado para o nome que todos conhecemos hoje: PlayStation. A Sony conseguiu o direito de comercializar o aparelho, e a Nintendo em resposta assinou contrato com a Phillips para que esse bendito leitor fosse feito para o Super Nintendo. Mas papo vai, papo vem e a Nintendo desistiu de criar o aparelho, mas em compensação deu apoio a Phillips para o chamado CD-i com alguns jogos (que tinha poucos jogos, mas poucos mesmo), mas o aparelho não fez muito sucesso e ainda de quebra a Nintendo viu o renegado aparelho que estava em suas mãos se tornar líder de mercado e a Sony cortar relação de vez com a Big N, sem falar que  a Sony tomou boas desenvolvedoras de jogos, que antes eram exclusivas da Nintendo. Vide Final Fantasy VII.
CD-i
É Nintendo, você criou o seu maior rival. Mas eu não a culpo totalmente afinal quem iria adivinhar que o PlayStation se tornaria o que é hoje tão rapidamente. Certamente a Big N está até hoje com o pause dela ativado, por que não conseguiu retomar a liderança de mercado do jeito que era antes (atualmente o Wii vendeu mais que PS3 e Xbox360, mas não acredito que ela se manterá em primeiro não, porque Sony e Microsoft estão evoluindo muito em seu hardwares e softwares nesta geração. Esta geração está mais para o desenvolvimento do que para o aprimoramento das tecnologias). C'mon Nintendo despausa isso aí, mas desta vez saiba que o mercado não é só seu e está MUITO mais competitivo.

4 comentários:

M. Murad disse...

Ué? Não conseguiu retomar a liderança do mercado?
E nessa geração quem é que está em primeiro nas vendas de consoles, tanto portatil quanto de mesa?
Ou assim como a Microsoft você também acha que o 360 é o mais vendido "tirando o Wii"?

Se for assim, o XBox dominou a geração anterior "tirando o PS2".
Numeros totais dos consoles:
http://www.vgchartz.com/hardware_totals.php

Em todo caso, acho que o drive do SNES acabaria tendo o mesmo fim do Sega CD, pra mim a Nintendo errou mesmo quando não acreditou nos CD's lançou o N64 usando cartuchos.

Falo bastande sobre esso no especial que fiz no meu blog "E SE..." se alguém quiser dar uma olhada segue o link:
http://mais1bg.blogspot.com/2010/12/especial-e-se.html

E sinceramente, acho que a BigN ter deixado a Sony na mão foi a melhor coisa que podia acontecer para o mercado de games, graças a isso o PlayStation foi lançado!

M. Murad disse...

Ah! E o CDi não era um leitor do SNES, era um console independente com o apoio (quase nulo) da Nintendo.

Summonando disse...

Grande Murad, blz cara?

Então, quando eu digo que a Nintendo não conseguiu retomar a liderança de mercado faltou eu colocar cinco palavrinhas: "do jeito que era antes".

Afinal, a Nintendo levou uma rasteira e tanto quando viu o sucesso do PlayStation e convenhamos, ela até hoje não conseguiu voltar ao patamar que era na época do Nintendinho e SNES. Não pelo fato de ter caído a qualidade (até pq só aumentou), mas pelo fato de que o seus concorrentes terem igualado e até mesmo superado a Big N (alem do mercado que normalmente era bipolarido começou a mudar anos atrás. Hoje temos tres fortes no ramo, no futuro quem sabe o numero que teremos...)

Mas para fechar o seu primeiro ponto observado, realmente o Wii vendeu mais que o PS3 e Xbox360 (vou corrigir o texto acrescentando as 5 palavrinhas q faltaram hehehe), mas pode ter certeza de a Nintendo não se distanciará como antigamente.

Sua matéria "E SE..." está muito boa e concordo tambem que foi um erro a Nintendo ter insistido nos cartuchos pro N64. Talvez ela ainda estivesse meio "zonza" com o soco no estomago que foi o Play1 hehehe

Quanto ao CD-i não foi erro de interpretação, foi erro meu. Valeu pela correção, peguei um artigo em inglês e interpretei errado. CORRIGIDO my friend... vivendo e aprendendo

E só para finalizar a BigN ter deixado a Sony foi melhor para o mercado, mas para a Nintendo saber que seu principal concorrente por duas gerações (PS1 e PS2) surgiu através de um erro dela... ah isso é merecedor de um "Pause Dramático" (e como se não bastasse a Microsoft veio no embalo hehehe)

Abs car e valeu pelo comentário.

Anônimo disse...

A Nintendo não errou quando lançou o N64 com cartuchos. Quer dizer, lógico que isso foi um erro, o que quero dizer é que a Nintendo não tinha know-how na época para desenvolver videogames com drives de CDs (para isso serviria a parceria com a Sony) então teve que se virar com cartuchos mesmo.

PS.: Quando li o título pensei que ele se referisse ao Virtual Boy ou ao caso do Senado Norte-Americano e MK. :]

mcs

Postar um comentário