Street Fighter Alpha Serie, Street Fighter IV e mais alguns...

On terça-feira, 7 de dezembro de 2010 0 comentários

Street Fighter Alpha serie

Street Fighter Alpha: Warriors' Dream, conhecido tambem como Street Fighter Zero no Japão, Ásia, América do Sul e Austrália, é um jogo eletrônico de luta que foi primeiramente lançado para Arcade, em 5 de junho de 1995, e mais tarde convertido para Game Boy Color, Super Nintendo, PlayStation, PlayStation 2, Sega Saturn, Windows, CPS Changer.Originalmente foi lançado para o arcade para o CPS II hardware.

Foi  o primeiro Street Fighter produzido pela Capcom desde o lançamento de Street Fighter II em 1991. O jogo apresenta vários recursos novos, ampliando o sistema Super Combo anteriormente destacados na Super Street Fighter II Turbo, com gráficos desenhados no mesmo estilo da Capcom empregados em Darkstalkers e X-Men: Children of the Atom. O enredo de Street Fighter Alpha se passa após Street Fighter I, mas antes de Street Fighter II, e com isso o jogo apresenta as versões jovens dos personagens estabelecidos, alem de ter alguns personagens de Final Fight e outos novos.

Os jogos



Nome do jogo: Street Fighter Alpha 
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 1995
Sobre: Convertido para Game Boy Color, PlayStation, Sega Saturn e Windows.





Nome do jogo: Street Fighter Alpha 2
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 1996
Sobre: Convertido para PlayStation, Sega Saturn, SNES e Windows.




Nome do jogo:Street Fighter Alpha 3 
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 1998
Sobre: Versão de Arcade. Nas verões caseiras, atualização incluindo novos personagens (Guile, Dee Jay, T. Hawk, Fei Long, Evil Ryu e Shin Akuma) lançado para Playstation, Sega Saturn e Sega Dreamcast.





Nome do jogo: Street Fighter Alpha 3 Upper 
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 1999
Sobre: Versão de GBA incluindo mais 3 novos personagens (Maki, Yun e Eagle).







Nome do jogo: Street Fighter Alpha 3 Max 
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 2006
Sobre: Versão lançada para PSP que contou com mais uma atualização incluindo Ingrid nos personagens.



Nome do jogo: Street Fighter Anthology
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 2006
Sobre: Compilação para o PlayStation 2.









Street Fighter IV

Street Fighter IV é o jogo de luta mais recente feito pela Capcom da série Street Fighter. O jogo foi lançado nos Arcades japoneses em Julho de 2008, como sempre acontece no Japão, com uma propaganda forte na divulgação do game. Para consolidar o game, versões para PS3 e Xbox 360 sairam no fim do ano de 2008,  alem de uma versão para PC que saiu em julho de 2009. Em 27 de abril de 2010 foi lançado uma versão mais atual com o nome de "Super Street Fighter IV", foram adicionados mais 10 personagens jogáveis, novos cenários, novo balanceamento de personagens e novas modalidades de partidas online. Alias vale ressaltar que com o avanço tecnologico dos consoles de video games é possível jogar online através de redes próprias    de conexão, como por exemplo, Xbox Live.

Um pouco mais da série  (retirado do site streetfighter.com.br )


Depois de mais de 9 anos após a terceira e última edição do Street Fighter III, o Third Strike - Fight For The Future, foi lançado nos arcades do Japão o tão sonhado e aguardado Street Fighter IV. Ao contrário do que foi falado e especulado, Street Fighter IV possui poucos elementos da série Street Fighter II. O jogo mais parece uma "mistura" aperfeiçoada de Street Fighter III com Street Fighter EX no que diz respeito à jogabilidade. Os gráficos são muito bonitos e em polígonos 3D, com um toque de Cell Shading que deu uma ótima impressão visual ao jogo. Todos os personagens do Street Fighter II clássicos estão presentes (Ryu, Ken, Dhalsim, E-Honda, Chun-Li, Guile, Zangief, Blanka, Balrog, Vega, Sagat e M. Bison), além de 3 secretos: Akuma, Gouken e Seth (este último é o chefe do jogo, uma criação de laboratório super poderosa bem parecida com Gill de Street Fighter III) e também 4 personagens novinhos em folha: El Fuerte (mexicano, cozinheiro, lutador de luta livre com apelo cômico), Rufus (gordinho, estadunidense, hilário com um apelo de Dan Hibiki no que diz respeito ao humor), Abel (francês, lutador de rua com golpes de agarrar muito semelhantes aos do Alex de Street Fighter III) e Crimson Viper (estadunidense, possuidora de uma roupa-especial dotada de poderes de fogo e raio).

As versões caseiras do jogo, até agora para Sony PlayStation 3 e Microsoft Xbox 360 ganharam 6 personagens bônus. São eles 2 dos chamados "The New Challengers" de Super Street Fighter II (Fei-Long e Cammy), Gen (Street Fighter 1), Sakura (Street Fighter Alpha 2), Rose (Street Fighter Alpha) e Dan (Street Fighter Alpha). A jogabilidade, como dito anteriormente, é bem parecida à do Street Fighter III com adições da série EX. Os golpes especias, obviamente estão presentes assim como os Super Combos e EX moves. Os Super Combos são acionados como o de costume, o comando do direcional duplicado mais qualquer botão de soco ou chute, dependendo o golpe que você for desferir. A barra de Super Combo possui 4 níveis e é preenchida quando você desfere golpes especiais, acertando ou não. O Super Combo só será liberado para execução quando a barra de Super estiver completamente cheia, ou seja, 4 níveis. Já os EX moves são acionados com o mesmo comando do golpe especial referido só que com 2 botões ou 3 botões de soco ou chute, dependendo do golpe que você for acionar (gasta uma barra de Super Combo).

Dois importantes elementos foram adicionados ao jogo. O primeiro deles é o novíssimo Ultra Combo, que pode ser utilizado quando a barra de "Revenge" estiver piscando em vermelho. A barra de Revenge enche cada vez que você sofrer algum dano do seu oponente. Os Ultra Combos são extremamente fortes e podem ser acionados com o mesmo comando do Super Combo só que com 3 botões de soco ou chute (correspondente ao Super Combo do seu lutador) com exceção de Akuma, que tem uma peculiaridade no comando de seu Ultra Combo. O segundo elemento é o Focus Attack que é muito semelhante ao "Guard Break" de Street Fighter EX. Os Focus Attacks são acionados com os dois botões médios pressionados simultaneamente. Ao contrário do Guard Break do Street Fighter EX, os Focus Attacks de Street Fighter IV não consomem uma barra de Super Combo, e como se não bastasse isso, tem também um efeito de "Super Armor" (Super Armadura) que só são quebrados com algumas categorias de golpes com efeito de quebra de armadura, por exemplo, alguns golpes especiais, Super Combos e Ultra Combos. Os avanços e retrocessos rápidos estão presentes assim como no Street Fighter III, apertando rápidamente duas vezes para frente ou para trás. No geral, Street Fighter IV não decepcionou! É um jogo de luta muito competitivo e bem divertido de ser jogado. Alguns combos estão bem difíceis de se encaixar, principalmente se você está acostumado à suavidade da série Alpha. Os fans gostaram, e nós também! Street Fighter continua vivo comercialmente e a Capcom provou mais uma vez que é uma "Game Software House" top de linha e ainda tem muita "lenha para queimar" no que diz respeito à franquia Street Fighter.

A história


Um ano após o lendário World Warrior Championship (SF2), acontece uma série de desaparecimentos de diversos lutadores pelo mundo inteiro. A agente da Interpol, Chun-Li e o Major Guile, da Força Aérea Americana, decidem investigar o ocorrido e descobrem sobre uma nova organização que surge das cinzas da Shadaloo, sua divisão de armas chamada de S.I.N.. Nesse meio tempo o francês Abel embarca junto a Chun-Li e Guile em sua missão de infiltração a base da S.I.N. e ganha uma certa rivalidade com o sargento americano. Ao ficar sabendo da ameaça, Ken Masters buscou avisar o seu melhor amigo, Ryu, já que o que a S.I.N. queria verdadeiramente era o Dark Hadou (ou Satsui no Hadou) para concluir um projeto intitulado BLECE. O lider da divisão de armas, Seth, organiza um torneio com o intuito de atrair Ryu e drenar o seu poder. Como esperado Ryu chega as finais e tem um embate com Seth saindo-se vencedor, porém seu Dark Hadou insistiu em despertar e na tentativa de contê-lo, Ryu foca a energia em um Hadouken e dispara contra o projeto BLECE que estava quase concluído.



Outros jogos Street Fighter...

Apresentaremos agora alguns jogos da série Street Fighter que não tiveram o desenvolvimento da Capcom (apenas o licenciamento), alem de outros que foram desenvolvidos pela mesma mas que não fazem parte da série original. Lendo você entenderá melhor...



Street Fighter 2010: The Final Fight

Calma, não é nenhum jogo novo não, alias é bem antigo. Street Fighter 2010: The Final Fight ou como foi lançado no Japão "2010 Street Fighter" é um jogo sci-fi/ação/Plataforma lançado pela Capcom para o Nintendo Entertainment System em 1990. O jogo foi comercializado no Japão e América do Norte como um  spin-off futurista para o arcade Street Fighter de 1987, apesar de sua história foi reescrita no Inglês para reforçar ainda mais a ligação entre os dois jogos.

No jogo o jogador assume o controle de Ken, um artista marcial aposentado virou cientista que  reforçou seu corpo com implantes cibernéticos criados artificialmente conhecidos como "bionics". O objetivo de cada fase é destruir o alvo inimigo e obter a energia necessária para abrir uma transdimensional portal para a próxima fase. Algumas etapas exigem que o jogador destrua mais de um inimigo para acumular a energia necessária para abrir o portal. Depois que o portal está aberto, Ken tem apenas um limite de tempo para entrar no portal, e se não fizer isso antes do tempo acabar o jogador perde uma vida, aí começa tudo de novo.



- Street Fighter EX series


Street Fighter EX é uma subsérie com gráficos 3D, exclusiva de arcades, PlayStation e PS2. Fora apenas licenceada pela Capcom, sendo produzida pela japonesa Arika.
  • Street Fighter EX (1996)
  • Street Fighter EX Plus (1997)
  • Street Fighter EX Plus Alpha (1997)
  • Street Fighter EX 2 (1998)
  • Street Fighter EX 2 Plus (1999)
  • Street Fighter EX 3 (2000)



Street Fighter Online: Mouse Generation

Street Fighter Online Mouse Generation (2008) é um jogo online onde os personagens tem aparência de bonecos (e realmente são bonecos) no qual você compra pernas e braços de personagens diferentes e cada parte tem determinados ataques. O jogo mesclou personagens da série Street Fighter, como Ryu, Ken, Guile, Chun-Li e Zangief com alguns da série Cyborg 009, entre outros criados para o game são: Teiran, Hiko, Mei Chaoufeng e Linghu Chong. Em agosto de 2009, a Daletto (subsidiária da Capcom que produziu o game) descontinuou o serviço online do game.


- Street Fighter: The Movie 


É um jogo de luta baseado no primeiro filme da série, foi lançado em 1995. Com personagens digitalizados, e jogabilidade totalmente diferente da tradicional, não agradou os fãs. A Capcom lançou a versão doméstica 'Street Fighter: Real Battle on Film', com jogabilidade sensivelmente superior.

Além desses listados há muitos outros games que tiveram participação de personagens da série Street Fighter, ou foram baseados neles (como por exemplo Cannon Spike, que é baseado em Cammy e Charlie). Resolvi listar apenas estes para não prolongar muito, enfim, encerra-se aqui os posts sobre os games de Street Fighter até o momento. Mas podem ter certeza de a série ainda tem "mais lenha pra queimar"




Bom pessoal encerramos aqui as matérias dos games de Street Fighter, a medidas dos jogos forem surgindo atualizaremos aqui. Mas por enquanto é só. Vimos que, com o perdão do trocadilho, há uma porrada de games para todos os gostos (até plataforma tem hehehe). E para você que ta meio perdido quanto a cronologia de lançamento dos jogos faremos agora para encerrar uma cronoloogia listando os anos de lançamentos dos games. Até a próxima e continuem acompanhando o Summonando ! 

Legenda de Cores

Street Fighter I

Street Fighter II series
Street Fighter III series
Street Fighter IV series
Street Fighter Alpha
Street Fighter Ex series
Other Street Fighter games



Cronologia dos jogos

  • Street Fighter I (1987)
  • Street Fighter 2010: The Final Fight (1990) 
  • Street Fighter II: The World Warrior  (1991)
  • Street Fighter II - Champion Edition   (1992)
  • Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (1992)
  • Super Street Fighter II: The New Challengers  (1993)
  • Super Street Fighter II Turbo (1994)
  • Street Fighter: The Movie (1995)
  • Street Fighter Alpha (1995)
  • Street Fighter Alpha 2 (1996)
  • Street Fighter EX (1996)
  • Street Fighter EX Plus (1997)
  • Street Fighter EX Plus Alpha (1997)
  • Street Fighter III: New Generation (1997)
  • Street Fighter EX 2 (1998)
  • Street Fighter Alpha 3 (1998)
  • Street Fighter III: 2nd Impact - Giant Attack (1998)
  • Street Fighter EX Plus 2 (1999)
  • Street Fighter Alpha 3 Upper (1999)
  • Street Fighter III: 3rd Strike - Fight for the Future (1999)
  • Street Fighter EX 3 (2000)
  • Super Street Fighter II Turbo Revival (2001)
  • Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (2003)
  • Street Fighter Alpha 3 Max  (2006)
  • Street Fighter Alpha Anthology (2006)
  • Super Street Fighter II' Turbo: HD Remix (2008)
  • Street Fighter Online Mouse Generation (2008)
  • Street Fighter IV (2008)
  • Super Street Fighter IV (2010) 




Fontes: Wikipedia (Street Fighter page)
             Streetfighter.com.br
             Wiki Street Fighter site

0 comentários:

Postar um comentário