Street Fighter II Series

On terça-feira, 7 de dezembro de 2010 0 comentários

Nesse post abordaremos, o que até hoje é considerado por muitos a melhor época de Street Fighter (não graficamente falando, se bem que os gráficos são, perdoem-me o termo não encontrei outro, foda bagarai).

Considerado o melhor simplesmente porque consolidou definitivamente o que é hoje Street Fighter. Saiu da mesmice de seu antecessor acrescentando mais personagens jogáveis (não apenas Ryu e Ken), criando personagens emblemáticos que são lembrados até hoje, alias os melhores personagens na minha opinião sairam das Series "II" de Street Fighter, como por exemplo Chun-Li, E.Honda, Dhalsim, o fodastico Mr.Bison, a sensual Cammy, Balrog (tá esse eu não curto muito não hehehe), Guile entre diversos outros. Alem disso foram criadas as fantásticas trilhas sonoras dos cenários de cada personagem, e como se não bastasse isso ainda desenharam os cenários maravilhosamente bem criando um ambiente que representa-se o pais de origem de cada lutador (Chun-Li tem um cenário bem elaborado representando a China, o indiano Dhalsim tem até um elefante em seu cenário). Apenas complementando a jogabilidade do game ficou melhor e os gráficos idem, com tantos elementos fantástiscos é fácil perceber o por que de Street Fighter ter se consolidado na série II.

Bom mas agora vamos ao que interessa: os games da série II de Street Fighter.


Nome do Jogo:Street Fighter II: The World Warrior 
Desenvolvedora: Capcom (Yoshiki Okamoto)
Ano de lançamento: 1991
Plataformas lançadas: Arcade, SNES, Mega Drive/Genesis, PC Engine, Amiga, Atari ST, Commodore 64, ZX Spectrum, PC, 3DO, Sega Master System, Game Boy, Game Boy Advance, PlayStation, Sega Saturn, PlayStation Portable, PlayStation 2, Xbox, Mobile phone, Xbox Live Arcade, Virtual Console

Lançado originalmente para a placa CPS1 de arcade, Street Fighter II foi um grande marco na história dos jogos de luta. SFII - World Warrior como estabeleceu-se através de uma jogabilidade incrível, personagens excelentes e gráficos praticamente perfeitos para a tecnologia da época. Alem disso, foi sucesso tambem por ter um "Versus mode" onde os players se enfrentavam e deixavam de lado a tendência do modo cooperativo da época.
Basicamente o  jogo é a continuação do original Street Fighter, onde o lutador japonês Ryu, após ter vencido o campeão anterior Sagat, continua sua jornada por novas lutas, junto com seu amigo e eterno rival, Ken Masters, enfrentando uma série de novos oponentes, dentre eles o terrível comandante da organização criminosa Shadaloo, M. Bison (ou Vega na versão Japonesa).




Um pouco dos personagens.

Ryu: O protagonista da série. Ryu é japonês, e luta ansatsuken. Foi o vencedor do primeiro torneio Street Fighter (1987). Luta para incrementar suas técnicas de batalha e achar um desafiante a seu nível.
Ken: Outro remanescente do primeiro torneio, Ken Masters é o co-protagonista. Norte-americano, também luta ansatsuken. Treinou toda a vida com Ryu, o considera o seu maior rival, mas não é tão dedicado quanto ele.
Chun-Li: Chun-Li é chinesa, e é mestra em Wu Shu. Ela entra no torneio para se vingar de Vega, que teria ordenado o assassinato do pai dela. Seu nome siginifica "bonita primavera".
Guile: O Major Guile é um militar da Força Aérea americana. Guile entra no torneio para vingar seu amigo, Nash, que foi morto na série Street Fighter Alpha por M.Bison (os jogos SF Alpha mostram eventos ocorridos antes de Street Fighter II na cronologia da série).
E. Honda: Edmond Honda é um lutador de sumô japonês, e entra no torneio para mostrar ao mundo sua técnica de luta, e que sumô não é brincadeira. Na história, Edmond Honda ostenta o maior ranking de sumô (Özeki).
Dhalsim: O indiano Dhalsim é mestre na arte Yoga, e usa sua técnica para ganhar dinheiro para seu vilarejo. Entra no torneio Street Fighter com esse intuito.
Blanka: é um brasileiro. Sobreviveu à queda de um avião quando este foi atacado pela Shadaloo, na Amazônia. Viveu nas selvas até conhecer Dan Hibiki, que o apresentou ao mundo. Ele entra no torneio para descobrir mais sobre o mundo onde vive.
Zangief: nasceu na União Soviética, e é lutador de Sambo. Entra no torneio para se mostrar como o melhor lutador de Sambo do mundo.
Balrog: é um boxeador norte-americano. Ele foi banido do boxe por práticas ilegais, tendo sido então recrutado pela Shadaloo. É o primeiro dos quatro "chefes" do jogo.
Vega: é um toureiro espanhol. É mestre em ninjutsu espanhol, e trabalha para a Shadow Law. É o segundo dos quatro "chefes".
Sagat: Mestre no Muay Thai, o tailandês Sagat é o penúltimo "chefe" do jogo. No primeiro torneio, Sagat foi derrotado por Ryu, e agora ele busca retomar sua imagem de melhor lutador de todos e, consequentemente, sua honra.
M. Bison: Líder da organização Shadaloo, M. Bison quer alcançar um poder tamanho que o possibilite a dominação mundial. É dono de um incrível poder de hipnose (Psycho Power), e presumivelmente invencível. Cria o Segundo Street Fighter para testar lutadores no mundo, principalmente Ryu.


A confusão com o nome dos 3 chefes e, conseqüentemente, o mistério do “M” de M. Bison

Na verdade, isso foi uma grande confusão criada pelo pessoal da Capcom durante o desenvolvimento do jogo Street Fighter II ainda em Arcade, no Japão, nos primeiros anos da década de 90.
Os programadores japoneses quiseram fazer uma homenagem a Mike Tyson no jogo, e, ao criarem os 4 chefões, deram o nome de Mike Bison ao boxeador norte-americano (qualquer semelhança NÃO foi mera coincidência pois era pra parecer com o Tyson mesmo). Os outros eram o assassino espanhol de garra na mão, que se chamava Balrog (besta mitológica), Sagat, lutador tailandês (único nome que se manteve em ordem) e por último, o terrorista conhecido como Vega.
Acontece que, quando a Capcom começou a distribuir o jogo nos Estados Unidos, eles passaram a enfrentar problemas com direitos de imagem, devido a processos movidos por pessoas ligadas a Mike Tyson (seu empresário Dom King), já que, de fato, o Mike Bison parecia demais com ele.
Assim, na versão americana de SFII e em versões posteriores, eles trocaram os nomes de 3 dos 4 personagens.
O boxeador norte-americano passou a se chamar Balrog, o nome de Vega passou para o acrobático espanhol e o último chefão ficou com o nome de M. Bison (sempre abreviado), sendo que esse "M." sempre recebeu diversos significados pelo mundo como Master Bison, Major Bison ou Mister Bison.

M.Bison (Ocidente) - Vega (Japão)
Balrog (Ocidente) - M. Bison (Japão)
Vega (Ocidente) - Balrog (Japão)             



No filme Street Fighter com Jean Claude Van Damme, o personagem de Raul Julia era chamado apenas de Bison (sem menção ao "M"). Talvez tenha sido também uma manobra preventiva dos produtores de Hollywood contra qualquer problema com direitos autorais e outras coisas.



Outras Curiosidades

- Em Street Fighter II - The World Warrior (arcade) era possível efetuar uma combinação de movimentos com Guile, no qual o mesmo ficava totalmente "paralisado" até ser golpeado ou desativado com outro movimento específico. Em algumas versões, o bug forçava o resetamento do sistema e a reinicialização do arcade. Um bug parecido foi descoberto posteriormente com a Chun-li em Street Fighter II - Turbo Hyper Fighting para SNES.
- A revista americana EGM publicou uma coluna sobre um possível personagem secreto em Street Fighter II - The World Warrior. Seu nome era Sheng Long, o suporto mestre de Ryu e Ken, que apareceria no último estágio do jogo para derrotar Vega/M.Bison e posteriormente desafiar o player que conseguisse chegar ao final sem sofrer nenhum dano e sem perder nenhum round. Fotos reforçaram a farsa que rapidamente se espalhou pelo mundo. Após o ocorrido, em nota oficial, a mesma revista desmentiu o boato, alegando uma brincadeira comemorativa ao primeiro de abril. Mais tarde, a própria Capcom lançaria Gouki/Akuma em Super Street Fighter II - Turbo, nos mesmos moldes do boato publicado pela revista americana. Sem duvidas um grande marketing hehe.






Nome do Jogo: Street Fighter II - Champion Edition
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 1992


Essa versão foi lançada para corrigir alguns bugs, introduzir novos golpes e aperfeiçoar diversos detalhes da jogabilidade, e apresentava alguns quadros de animação redesenhados. Além disso, permitia aos jogadores controlar os quatro personagens "chefões" (Balrog, Vega, Sagat e M. Bison), e permitia lutas com dois personagens iguais, o que por sua vez introduziu a idéia de cores diferentes para as roupas dos lutadores.





Nome do Jogo: Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 1992
Plataformas lançadas:

Essa versão acrescentou alguns golpes novos e uma nova cor de roupas para cada personagem, além de apresentar considerável aumento de velocidade em relação às versões anteriores.

Foi a resposta da Capcom as versões piratas que, usando uma cópia do jogo fizeram uma série de alterações na programação original de Street Fighter II, deixando-o muito mais atraente. Os lutadores podiam usar várias bolas de fogo ao mesmo tempo e executar os golpes especiais no ar. A Capcom utilizou as melhores idéias dos piratas e tirou os defeitos mais gritantes. Possuem versões nos consoles Snes e Mega Drive.




Nome do Jogo: Super Street Fighter II: The New Challengers 
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento:1993

Nessa versão, a Capcom incluiu 4 lutadores (Fei Long, Cammy, Dee Jay e Thunder Hawk), e redesenhou parte dos gráficos, tirando proveito da então nova placa de arcade CPS-2. O jogo contava também com o sistema sonoro Q-Sound, e teve sua parte sonora totalmente remodelada. O jogo tinha muitos bugs, possivelmente em razão de seu lançamento apressado—os criadores queriam lançar essa versão antes da Midway Games lançar o jogo Mortal Kombat II.


Cammy: é inglesa, e é parte de uma organização britânica (Delta Red). Sua missão é encontrar e assassinar M. Bison.

Fei Long: Nascido em Hong Kong, Fei Long era um cineasta, que decidiu participar do Street Fighter II. Neste torneio ele percebe que prefere as lutas reais às fictícias. Esse personagem é baseado em Bruce Lee.
Thunder Hawk: esse índio pé-de-trovão mexicano era de uma tribo que foi atacada pela Shadaloo quando ele era criança. Agora que ele é adulto, e entra no torneio em busca de Noembelu, que foi raptada por M. Bison, e sofreu lavagem cerebral.
Dee Jay: O jamaicano Dee Jay é mestre em kickboxing e luta sempre no ritmo de música. Ele entra no torneio para encontrar novos ritmos.


                 

Nome do Jogo: Super Street Fighter II Turbo 
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 1994

A última versão de SF II trouxe um jogo mais rápido e com muito menos bugs. Entre as novidades estava um personagem secreto, Akuma (Gouki no Japão), que possui os mesmos movimentos de Ryu e Ken. Akuma só podia ser enfrentado caso o lutador vencesse todas as lutas sem perder nenhum round. Era também possível lutar como Akuma introduzindo um código. Depois dessa versão, a prática de introduzir personagens secretos foi reproduzida por diversas fabricantes.

                      

Nome do Jogo: Super Street Fighter II Turbo Revival 
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 2001
                                           
Lançado para o Game Boy Advance, esta versão, apesar do nome, não é um simples port de Street Fighter 2 Turbo, ao invés disso, é um jogo original produzido exclusivamente para o portátil. Os controles foram simplificados devido ao limite de 4 botões do Game Boy Advance, além disso "Easy Commands" podem ser acionados ou desativados dentro do jogo para permitirem uma fácil execução dos golpes especiais. Revival apresenta todos os 16 lutadores da versão Arcade, e tráz duas versões de Akuma como personagens desbloqueáveis, com seus próprios Super Combos. A arte do jogo foi totalmente refeita pelo artista da Capcom, Edayan. A versão em inglês também sofreu uma revisão para se tornar mais fiel a versão original japonesa. Os cenários de Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Zangief, Balrog and Bison foram substituídos, com alguns deles tirados da série Street Fighter Alpha e Street Fighter III.


                                                 
Nome do Jogo: Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition 
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 2003

Edição especial comemorativa de 15 anos de Street Fighter, lançado para Arcades, X-Box e PS2. O Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (HSFII:TAE) reúne as cinco versões oficiais do SFII (The World Warrior, Champion Edition, Turbo/Hyper Fighting, Super e Super Turbo) numa 'híper' edição que permite recriar um combate entre qualquer personagem de qualquer SFII. Jogadores podem escolher entre as versões "Normal", "Champ" ("Dash" no Japão), "Turbo", "Super" e "Super T" ("Super X" no Japão) dos personagens do jogo e lutar contra qualquer outra versão (exemplo: Ken "Normal" contra Ryu "Turbo"). Cada versão particular de um personagem terá os mesmos golpes, frames de animação e amostra de vozes do jogo que ele representa(com exceção do M. Bison "Champ", cujo Psycho Crusher pode apenas acertar 4 vezes o oponente, quando no arcade original da Champion Edition, o golpe podia atingir até 6 vezes o oponente). Alguns personagens só podem ser escolhidos em certos modos: por exemplo Cammy é apenas selecionável em "Super" e "Super T", enquanto Sagat não é selecionável no "Normal". Além disso, versões "Normal" de um personagem não podem lutar contra outra versão "Normal" do mesmo personagem (exemplo: Guile "Normal" contra outro Guile "Normal"). Todos os lutadores controlados pela CPU no modo Single Player irão lutar apenas no modo "Super T".



Nome do Jogo: Super Street Fighter II' Turbo: HD Remix
Desenvolvedora: Capcom
Ano de lançamento: 2008


Em Novembro 2008, a Capcom, atráves dos serviços da PlayStation Network e Xbox Live Arcade, lançou o Super Street Fighter II Turbo HD Remix, uma reedição do Super Street Fighter II Turbo, gráficos totalmente redesenhados em HD pelos artistas da UDON (também responsáveis pelos quadrinhos americanos de Street Fighter), além de remixes das músicas originais feitos para aproveitar a capacidade dos novos consoles. Esta versão do jogo apresenta modos adicionais, personagens rebalanceados, e possibilidade de jogar online contra outras pessoas.







E aqui termina a serie II de games Street Fighter, nos próximos post tudo sobre a séries III, Alpha, IV e mais algumas não feitas pela Capcom.


Fonte: Wikipedia e Street Fighter Brasil (site)

0 comentários:

Postar um comentário